Transformando Vidas: Inovação e acolhimento com a Sala Sensorial em Escolas Municipais

A atmosfera da Escola Municipal Tancredo Neves, em Faxinal, está impregnada de relaxamento e acolhimento com a introdução da inovadora Sala Sensorial. Este projeto pioneiro no Brasil, idealizado pelo engenheiro eletricista Fábio Luis Pauli, da Sensori, propõe a instalação de salas dedicadas ao atendimento especial de alunos com síndrome do espectro autista e outras necessidades educacionais, transtornos e dificuldades de aprendizado.

A iniciativa ganha força em Borrazópolis graças ao vereador Éder Fabrício Pereira (Edinho), em colaboração com a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Meu Pequeno Príncipe e a assistente terapeuta da Análise do Comportamento Aplicado, Tamires Fernanda. Juntos, eles visitaram a Sala Sensorial em Faxinal, com o objetivo de implementar uma iniciativa semelhante em parceria entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Borrazópolis. A assessora de comunicação da Prefeitura, a jornalista Flavia Prazeres, também participou da visita, contribuindo para cobertura e divulgação desse projeto inovador.

O projeto, já uma realidade em muitos lugares na Europa, tem como propósito criar ambientes de acolhimento, não apenas em escolas, mas também em locais como shoppings e supermercados. As salas sensoriais proporcionam uma sensação de conforto, especialmente para mães de crianças com autismo, que muitas vezes enfrentam crises ao sair de casa.

A Sala Sensorial da Escola Municipal Tancredo Neves, inaugurada recentemente, já se destaca como um sucesso, promovendo avanços significativos no comportamento dos alunos. Maria Aparecida Silva Pepeleascov, diretora da escola, destaca que os alunos saem da sala muito mais tranquilos, evidenciando os benefícios do espaço.

Embora ainda não haja estudos científicos no Brasil sobre o impacto dessas salas sensoriais, Fábio Luis Pauli menciona a intenção de estabelecer uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para a realização de pesquisas aprofundadas sobre os benefícios observados. Ele ressalta casos em que a primeira sessão resultou em melhorias significativas, como crianças passando a se alimentar, dormir, expressar vontade de ir para a escola e até mesmo falar em casos de autistas nível 3.

A empresa Sensori já implantou 150 salas sensoriais em 15 estados brasileiros, em diversas instituições, como clínicas, hospitais, lares de idosos, escolas de educação especial, e secretarias de saúde e educação.

Para adquirir uma Sala Sensorial, é necessário entrar em contato com a empresa, que desenvolve o projeto de acordo com as necessidades específicas da instituição. O processo inclui visita à instituição, orçamento personalizado, estudo de projeto, fabricação, instalação e treinamento terapêutico educacional.

As salas sensoriais utilizam recursos visuais, auditivos, olfativos e táteis para proporcionar experiências sensoriais aos alunos. Com o uso de luzes, sons, aromas e texturas, esses ambientes visam reduzir ou eliminar crises de agressividade, impulsividade e estresse, ao mesmo tempo em que aumentam o foco atencional e promovem o relaxamento.

A Sala Sensorial apresenta uma entrada sensorial com cenários temáticos, iluminação colorida, interação tátil-cinestésica e até mesmo um ambiente totalmente escuro para abordar fobias específicas. Esses espaços inovadores têm se mostrado altamente benéficos, proporcionando uma dinâmica terapêutica eficaz para pacientes com deficiência visual.

A implantação da sala sensorial na instituição de ensino foi iniciativa do vereador e secretário municipal de Obras, Marcelo Fabiano dos Santos, conhecido como Katarino. Durante uma visita à Secretaria de Estado de Tecnologia e Inovação, ele teve conhecimento do projeto. Em conversa com o deputado federal e secretário da pasta, Marcelo Rangel, Katarino conseguiu estabelecer contato com a empresa Sensori, localizada no interior de São Paulo. A empresa, então, apresentou os equipamentos à gestão municipal de Faxinal, possibilitando a concretização desse importante recurso na comunidade.